Notícias

O que você precisa saber sobre a Medicina Chinesa

17 março 2023

O que você precisa saber sobre a Medicina Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a denominação dada ao conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.

Ela fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica e tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza.

1 – Yin-Yang e Energia Vital
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, existe uma energia vital chamada qi, que regula a saúde espiritual, emocional, mental e física de uma pessoa e é influenciada pelas forças opostas do Yin e do Yang. Circula no corpo através de um sistema de caminhos chamados meridianos. Saúde é um processo contínuo de manter o equilíbrio e harmonia na circulação do qi.

2 – Os Oito Princípios
A abordagem da MTC utiliza oito princípios para analisar e categorizar os sintomas. Condições: frio / calor, interior / exterior, excesso / deficiência, e yin / yang (os princípios principais). A MTC também usa a teoria de cinco elementos da natureza – metal, fogo, terra, água e madeira – para explicar como funciona o corpo. Estes elementos correspondem a determinados órgãos e tecidos do corpo. Tais conceitos são documentados na Di Nei Jing Huang (Canon Interno do Imperador Amarelo), o texto da Medicina Chinesa clássica.

3 – Os Oito Métodos
Os métodos atualmente praticados são:
* Fitoterapia chinesa (fármacos)
* Acupuntura
* Tuina ou Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa)
* Dietoterapia (terapia alimentar chinesa)
* Auriculoterapia (tratamento pela orelha)
* Moxabustão
* Ventosaterapia

4 – O Diagnóstico
O Diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é muito eficaz e engloba a herança deixada pelos antigos médicos chineses, que, através dos tempos, foram melhorando a anamnese, ultrapassando algumas dificuldades e legando o seu saber às gerações vindouras.