O Maio Amarelo reacende o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Já o Maio Vermelho tem por objetivo prevenir a hepatite.
A campanha do Maio Amarelo envolve um movimento internacional criado com a finalidade de conscientizar e prevenir acidentes de trânsito. Com isso, são desenvolvidas ações com o objetivo de chamar a atenção de entidades de classe, governos, sociedade civil, federações e associações para os altos índices de mortos e feridos nas rodovias.
Esse movimento foi inspirado em outras campanhas mundiais igualmente importantes para a sociedade, como o Novembro Azul (câncer de próstata) e o Outubro Rosa (câncer de mama).
Já o Maio Vermelho alerta para a hepatite infecciosa, uma inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E (sendo as do tipo A, B e C as mais frequentes). As hepatites A e E normalmente são causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas.
As hepatites B, C e D geralmente são transmitidas pelo contato com fluidos corporais de pessoas infectadas (transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, da mãe para bebê no nascimento – no caso da hepatite B – e também por contato sexual).
Os tipos B e C levam a doenças crônicas centenas de milhões de pessoas e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer.