Há sinais não tão evidentes dessa doença que acomete 10% da população feminina mundial, o que equivale a 190 milhões de mulheres e meninas em idade reprodutiva, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dor pélvica, menstruação intensa e dor durante o sexo são sintomas comuns da endometriose.
Problemas de bexiga
Se você tem sofrido de problemas urinários, seja por causa de ITU (Infecção do Trato Urinário) ou sentindo necessidade de ir ao banheiro com mais frequência durante a menstruação, pode ser por causa de endometriose aderida à bexiga. A doença também pode causar dor ao urinar e cólicas na bexiga.
Problemas gastrointestinais
Frequentemente, a endometriose é diagnosticada erroneamente como SII (Síndrome do Intestino Irritável), porque os sintomas podem ser semelhantes. Além do inchaço, você pode sofrer de diarreia, prisão de ventre e náuseas. A endometriose presa ao intestino e ao estômago também pode causar episódios de vômito durante a menstruação.
Dores nas costas
Dor nas costas, especialmente quando ela irradia para uma ou ambas as pernas, também é um potencial sintoma de endometriose. Às vezes, essa dor é diagnosticada erroneamente como inflamação do nervo ciático, mas a culpada pode ser a endometriose.