Tutoriais

Dispositivo Hasson

01 novembro 2019

Dispositivo Hasson

 

Fabricado com polímeros de alta resistência e leveza, proporciona uma fixação superior, estabilidade e segurança nos acessos laparoscópicos; contando com o obturador óptico para facilitar a punção e o posicionamento do Dispositivo, além disto possui válvula tripla reduzindo consideravelmente o risco da perda do pneumoperitôneo.

 

Ideal para o procedimento de Quimioterapia Aerossolizada e Pressurizada Intraperitoneal (PIPAC).  O Hospital Vila Nova Star tem o apoio da Taimin nos testes desta que é uma nova aposta da medicina. 

 

A Quimioterapia Aerossolizada e Pressurizada Intraperitoneal (PIPAC) trata-se de um procedimento minimamente invasivo o qual transforma a solução terapêutica líquida em um spray aerossolizado sob pressão positiva, potencializando a distribuição e penetração da quimioterapia intraperitoneal. A aerossolização pode ser particularmente útil em pacientes que não conseguem obter citorredução cirúrgica do(s) tumor(es). Causa menos efeitos colaterais no paciente, já que age somente no local do tumor, melhorando assim a qualidade de vida.

 

 

A PIPAC se tornou o ponto chave no controle das metástases peritoneais. A carcinomatose peritoneal é a evolução natural das neoplasias gastrointestinais, ginecológicas e primárias do peritônio. Nos últimos anos, a carcinomatose passou a ser considerada uma doença confinada ao peritônio, e não mais uma doença disseminada. Este tratamento é indicado para como plano terapêutico para pacientes com carcinomatose peritoneal para finalidade paliativa. A cavidade peritoneal é acessada usando a técnica aberta de Hasson.

 

Fonte: Rev. Col. Bras. Cir. vol.45 no.4 Rio de Janeiro  2018  Epub Aug 20, 2018 (Revista do Brasileiro de Cirurgiões -http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000400600&lng=en&nrm=iso)

 

Fonte figura: https://www.bdc.de/die-druck-aerosolchemotherapie-pipac-weniger-ist-manchmal-mehr/