Nos últimos anos, a cirurgia bariátrica tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil, e recentemente, o Google Trends identificou um pico histórico de buscas pelo termo “bariátrica” na internet.
A ferramenta ainda aponta que os três estados que mais buscaram pelo termo foram o Amapá, Mato Grosso e Paraná.
De acordo com o a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas, Manaus é a capital com o maior índice de obesos (23,8%), seguida por Macapá (23,6%), Campo Grande (23,4%), Cuiabá (22,7%), Porto Velho (22,4%) e Recife (21%).
A Pesquisa Nacional de Saúde 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no no Brasil entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina foi de 14,5% para 30,2%, enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.
É importante ressaltar que a cirurgia bariátrica não é uma opção para todos e requer uma avaliação médica. O procedimento é indicado para pacientes com obesidade mórbida, que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m², ou acima de 35 kg/m² em casos de comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão e apneia do sono. Consulte sempre um especialista!
A Taimin possui unidades de negócios dedicadas a produtos médicos e hospitalares, investindo em tecnologia e inovação, bem como no desenvolvimento humano por meio do conhecimento. Há mais de 20 anos, a empresa trabalha para desenvolver produtos e oferecer serviços de qualidade que atendam as necessidades dos profissionais de saúde, com o objetivo de promover o setor e o bem-estar das pessoas.