Notícias

A importância da mulher no setor da saúde

08 março 2023

A importância da mulher no setor da saúde

Parabéns a todas as mulheres! Elas sonham, lutam e fazem acontecer! Vamos deixar aqui nomes de mulheres com extrema importância para a medicina!

 

E essa luta tem em seu registro importantes avanços, com as mulheres conquistando cada vez mais destaque no mercado de trabalho, especialmente na área da saúde.

 

Você conhece?

 

✔️ Elizabeth Blackwell – Primeira médica do mundo

nascida em 1821, na Inglaterra, Elizabeth Blackwell desafiou a sociedade ao se tornar a primeira mulher a ingressar em uma faculdade de Medicina. Após ser recusada 12 vezes, em 1847 Elizabeth foi admitida na universidade Geneva Medical College. Em 1849, Elizabeth Blackwell formou-se em primeiro lugar em sua classe, tornando-se a primeira médica do mundo.

 

✔️Nise da Silveira – Médica psiquiatra que revolucionou o tratamento mental no Brasil

Formada pela Faculdade de Medicina de Salvador, Nise da Silveira foi a única mulher de sua turma e uma das primeiras médicas do Brasil. Nise implementou a Terapia Ocupacional no tratamento psiquiátrico e idealizou a Seção de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (STOR).

 

✔️Gerty Theresa Cori – Primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Medicina. Gerty cresceu em uma época em que mulheres eram marginalizadas na ciência e tinham poucos acessos a oportunidades. Natural de Praga, na República Tcheca, Gerty tinha apenas 16 anos quando decidiu se tornar médica. Gerty e Carl, seu marido, desenvolveram as pesquisas que conferiram a eles Prêmio Nobel da Medicina em 1947, as informações apresentadas por eles foram fundamentais para o desenvolvimento do tratamento da diabetes.

 

Esses são poucos exemplos do papel da mulher em nosso setor! Mas são infinitas profissionais que marcam, até hoje, a história da saúde, mundialmente! Mulheres que trabalham, na maioria das vezes, no anonimato, e impactam demais esse segmento!

 

Feliz dia para todas as mulheres!