História

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa

A nação chinesa tem uma longa história de 8.000 anos, e a antiga civilização tem sido perpetuada de geração em geração sem intervalos. As pessoas devem esse florescimento à contribuição da Medicina Tradicional Chinesa em salvaguardar a saúde do povo chinês. Nos tempos de Yan Di (Mais de 5.000 anos A.C.), um ilustre chamado Shen Nong testou centenas de ervas e escreveu a primeira obra de medicina na história chinesa, que recebeu o título de Shen Nong Ben Cao Jing; depois disso, durante o governo de Huang Di (lendário Imperador Amarelo), Qi Bo (seu médico Imperial) concluiu o Huang Di Nei Jing, que compõe a teoria da Medicina Tradicional Chinesa. Assim, os ancestrais chineses dos tempos de Yan Di e Huang Di são os verdadeiros fundadores da Medicina Tradicional Chinesa.

HUANG DI

黄帝

QI BO

岐伯

Huang Di Nei Jing

黄帝内经

BIAN QUE

扁鹊

(407 - 310 A.C)

Realização: Bian Que foi um conhecido Praticante de Medicina Tradicional Chinesa com competências excepcionais, tendo sido também chamado de "ancestral dos praticantes de Medicina Tradicional Chinesa". Bian Que estabeleceu o método de diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa pela tomada do pulso, o que fez história. Obras sobre Medicina Tradicional Chinesa: BIAN QUE NEI JING, BIAN QUE WAI JING.

HUANG FU MI

皇甫谧

(282 - 215 A.C)

Realização: Huang Fu Mi tem um status muito acadêmico na história da Acupuntura e da Moxabustão e foi denominado “O Pai da Acupuntura e da Moxabustão”. Obras sobre Medicina Tradicional Chinesa: ZHEN JIU JIA YI JING, a primeira monografia científica chinesa sobre Acupuntura e Moxabustão.

ZHANG ZHONG JING

张仲景

(215 - 150 A.C)

Realização: Zhang Zhong Jing foi um praticante de Medicina Tradicional Chinesa da dinastia Han do Leste e um dos mais eminentes Mestres chineses durante os últimos anos da dinastia Han. Ele representou o ápice da experiência clínica em Medicina Tradicional Chinesa durante aquele período e por fim escreveu a obra-prima, o SHANG HAN ZA BING LUN (伤寒杂病论), estabelecendo o princípio das síndromes energéticas, que é o princípio clínico básico e a alma da Medicina Tradicional Chinesa. Obras sobre Medicina Tradicional Chinesa: SHANG HAN ZA BING LUN criou várias formas de dosagem e registrou muitas prescrições efetivas. Ele também estabeleceu os princípios de tratamento como diferenciação de síndromes dos seis meridianos (Tai Yang, Shao Yang, Yang Ming, Tai Yin, Jue Yin e Shao Yin), que são recomendados por todos os praticantes da Medicina Tradicional Chinesa. Esta é a primeira obra chinesa sobre Medicina Tradicional Chinesa que se afasta da teoria pura e segue para a prática, estabelecendo a diferenciação e o tratamento de Síndromes, sendo uma das mais influentes obras na história da Medicina Tradicional Chinesa, além de ser amplamente apreciada por acadêmicos e praticantes da Medicina Tradicional Chinesa.

HUA TUO

华佗

(208 - 145 AC)

Realização: Hua Tuo foi um praticante de Medicina Tradicional Chinesa famoso por suas capacidades em cirurgias, tendo sido homenageado como o fundador da cirurgia da Medicina Tradicional Chinesa. Hua Tuo foi a primeira pessoa do mundo a usar analgesia durante a cirurgia, tendo combinando vinho de arroz com um preparado de ervas chamado Má Fèi Sàn (麻沸散). Além de ser respeitado pelo conhecimento em cirurgia e anestesiologia, Hua Tuo é um dos fundadores da antiga ginástica terapêutica chinesa que desenvolveu o Wu Qin Xi (五禽戏) estudando os movimentos do gorila, cervo, urso e tigre para pessoas idosas e frágeis. Obras sobre Medicina Tradicional Chinesa: ZHONG CANG JING.

GE HONG

葛洪

(284 -364)

Realização: Ge Hong foi um famoso praticante da Medicina Tradicional Chinesa durante a dinastia Jin do Leste e também o mediador em profilaxia na Medicina Tradicional Chinesa. Obras sobre Medicina Tradicional Chinesa: Os primeiros registros escritos do tratamento de algumas doenças infecciosas, como varíola, febre tifóide, são encontrados no Zhou Hou Fang. Ge Hong também desenvolveu a farmácia chinesa, o livro Bao Pu Zi descreveu especificamente algum conhecimento de química em aspectos da farmácia chinesa, além de introduzir propriedades e mudanças dos átomos e moléculas em Medicina Tradicional Chinesa.

SUN SI MIAO

孙思邈

(541 - 682)

Realização: Sun Si Miao foi um famoso praticante de Medicina Tradicional Chinesa da dinastia Tang. Ele foi intitulado o Mestre da Medicina Tradicional Chinesa. Em seus escritos, Qian Jin Yao Fang, iniciou a teoria do "Grande Virtuoso", com discussões abrangentes sobre a observação da ética em Medicina Tradicional Chinesa. Depois do estabelecimento da dinastia Tang, Sun Si Miao aceitou o convite do Imperador da dinastia Tang e cooperou com o governo em alguns aspectos das atividades em Medicina Tradicional Chinesa. Em 659, o Tang Xin Ben Cao foi concluído por Sun Si Miao, o que é a primeira Farmacopeia Chinesa do mundo. Obras sobre Medicina Tradicional Chinesa: QIAN JIN YAO FANG, TANG XIN BEN CAO.

Bootstrap Themes

QIAN YI

孙思邈

(541 - 682)

Realização: Atendendo os requisitos mais rigorosos de qualificação e desenvolvimento de fornecedores de matéria-prima, projeto produtivo, controle de processo, identificação e rastreabilidade, armazenagem e distribuição a Taimin possui a certificação RDC 16/2013 – Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos.

Bootstrap Themes

SONG CI

宋慈

(1186 - 1249)

Realização: Song Ci foi um especialista em Medicina Tradicional Chinesa na área forense, durante a dinastia Song do Sul, sendo amplamente respeitado, criou em 1235 a toxicologia forense em Medicina Tradicional Chinesa. Ele é frequentemente considerado o pai fundador da ciência forense na China. Obras sobre Medicina Tradicional Chinesa: Xi Yuan Ji Lu, a mais antiga monografia forense do mundo.

Bootstrap Themes

LI SHI ZHEN

李时珍

(1518 - 1593)

Realização: Li Shi Zhen foi um famoso praticante de Medicina Tradicional Chinesa da dinastia Ming. Sua maior contribuição à clínica da Medicina Tradicional Chinesa foi seu trabalho de 27 anos, cuja bibliografia incluiu quase 800 livros, onde encontramos, o Ben Cao Gang Mu. Esse livro também é considerado o livro com a soma da farmacologia antes da dinastia Ming. Obras sobre Medicina Tradicional Chinesa: BEN CAO GANG MU, um texto de Medicina Tradicional Chinesa com um total de 52 volumes, cerca de 1.892 registros, com detalhes sobre mais de 1.900.000 palavras, inclusive 1.160 ilustrações e 11.096 prescrições de Medicina Tradicional Chinesa, dividido em 16 seções e 60 categorias, foi publicado em 1590. Também é uma obra-prima da Medicina Tradicional Chinesa.

Bootstrap Themes

YE GUI

叶桂

(1666 - 1745)

Realização: Ye Gui, um famoso praticante de Medicina Tradicional Chinesa da dinastia Qing, um dos quatro especialistas em doenças epidêmicas, foi a primeira pessoa a descobrir a escarlatina na China. Obra sobre Medicina Tradicional Chinesa: Wen Re Lun oferece diferentes fundamentos teóricos e sobre síndromes para o desenvolvimento da teoria de doenças epidêmicas infecciosas na China.